04. Praça da Liberdade - Google Street View x Pessoalmente
Via Google Street View
1- Espaço do Conhecimento UFMG
2 - "Rainha da Sucata"
O Edifício Tancredo Neves, popularmente chamado de "Rainha da Sucata" é um edifício muito conhecido e polêmico, enquanto algumas pessoas dizem que é uma obra de arte, outras dizem que é algo horroroso. Assim como o Espaço do Conhecimento, ele se destaca por ter uma arquitetura diferente das demais construções do circuito e diferente também do convencional, com as cores, formatos e grandeza dos detalhes estéticos presentes. A partir da busca via Google Street View, pode-se notar que o prédio encontra-se em um contínuo processo de abandono, ao longo dos anos, foram instaladas grades ao seu redor e sua manutenção foi se reduzindo. No passado, já teve diversas funções como parte do Circuito da Liberdade, mas, aparentemente (de acordo com pesquisas no Google) ele se encontra permanentemente fechado.
3 - Xodó
O Xodó, restaurante e lanchonete, assim como o edifício em que se encontra, não faz parte do Circuito Cultural da Liberdade, visto que é um estabelecimento comercial. Apesar disso, é algo que por si só chama bastante atenção, não necessariamente por sua arquitetura, mas sim por se manter por tanto tempo no mesmo local, apresentando certo movimento (pelo que presencio nas vezes que passo em frente). Assim, observa-se que é algo que influencia e participa da dinâmica da população local e movimento turístico da cidade.
Pessoalmente
Fazendo o passeio pessoalmente pela Praça da Liberdade, após fazer um "passeio virtual" por ela, podem-se notar semelhanças e diferenças. A experiência presencial com certeza é melhor e mais ampla, já que todos os cinco sentidos estão envolvidos, enquanto o passeio online estimula apenas a visão. Além disso, pessoalmente convivemos e interagimos com diversos outros elementos: colegas, desconhecidos, bichinhos, sol, chuva, etc, que fazem com que tudo seja melhor.
No passeio presencial, outros elementos chamam a atenção também, além dos mencionados durante o passeio no Street View. O paisagismo da praça, o movimento dos carros, ônibus e pedestres e as próprias construções em si. O que mais chama atenção é a quantidade e variedade de pessoas que passam pela região ao longo do dia, adultos indo trabalhar, jovens e crianças indo para a faculdade ou escola, pessoas vendendo coisas, alguns apenas caminhando com amigos ou com os animais de estimação e outras apenas fazendo um passeio turístico, tudo isso em um mesmo espaço, ao mesmo tempo.
O Xodó se encontra bem semelhante ao observado o Street View, funcionando normalmente, com um fluxo de pessoas, servindo com ponto de referência. Apesar de eu não ter me aproximado muito do Espaço do Conhecimento, em uma vista rápida dá para ver que, assim como os demais prédios no geral, permanece semelhante ao que está no site, servindo como ponto turístico e de conhecimento às pessoas. Já a Rainha da Sucata, acredito que seja o edifício que mais apresenta "diferenças" entre o real e o online, apesar de permanecer fechado ao público, ainda sem nenhum uso oficial e planejado. Os elementos observados são semelhantes, porém, assim como podemos notar ao ver as versões do prédio ao longo dos anos, há algumas mudanças no que se refere a disposição, quantidade e elementos em si: grades ao seu redor, para evitar a presença humana, especificamente de moradores de rua e sinais de ocupação por parte desse grupo repelido.
Comentários
Postar um comentário